quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Céu dos Passarinhos

                                   foto meramente ilustrativa.


Quando eu tinha, sei lá, meus 6 anos, morava numa casa não muito grande, mas com um muro bem generoso.



Desde aqueles tempos que "muro", pra mim, é sinônimo de "quintal".

Dependia apenas do contexto da frase.

Não lembro bem como, mas sei que certo dia existiu um passarinho de estimação lá em casa.
Ele vivia no muro e morava numa casinha feita com cabaça.

Era um "griguilim". Mais conhecido como "jandaia" ou ago do tipo.

Sei que certo dia esse griguilim apareceu morto!!!
A causa da morte foi revelada em instantes:

Morreu em decorrência de comer a sua casa-cabaça!!!

Tristeza naquele dia...

Não houve velório, nem o enterro da ave pelo que em lembre.
Apenas o enrolamos num pano velho e meu pai cuidou do resto.
Depois que ele voltou do terreno baldio, nos disse que o griguilim tinha ido pro céu dos passarinhos.

Em seguida, a minha mãe cantou uma música para "confortar" a criançada.

Confesso que, tempos depois, achei meio traumática aquela canção pra uma criança que acabara de perder um animal de estimação.

A seguir a letra da canção de ninar.

"Eu tinha um canarinho
Que me deram pra eu criar
Ele era amarelinho
E gostava de cantar

Mandei fazer uma gaiola
Pra botar meu canário dentro
Depois da gaiola feita
Meu canário caiu doente

Mandei chamar o doutor
Pra fazer a operação
Ele deu três marteladas
Na veia do coração

Na primeira martelada
Meu canário estremeceu
Na segunda bateu asas
Na terceira ele morreu

O enterro do meu canário
Foi enterro de muito luxo
A gatinha do vizinho
Pegou ele e passou pro bucho"

Titulo e Autor(es) desconhecidos / domínio popular




A coitada da gata da vizinha é que sofreu.
Apedrejava sempre que a via zanzando no muro.


2 comentários:

  1. que infância doidona em serra talhada!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Depois que li tuas escrituras aqui no blog fiquei tentando lembrar de uma música que mainha cantava e ensinava pra gente lááá no passado. Olha aí:

    O Brasil vai lançar foguete
    Cuba também vai lançar
    Lança Cuba, lança
    Quero ver Cuba lançar


    Essa foi em Pesqueira, viu?

    ResponderExcluir