quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mulher Melancia No Meu Pré-Escolar




Só fui apresentado à entidade chamada "escola" aos 5 anos de idade.

Tarde, né?! Não sei o porquê, mas foi isso.

Quase não lembro de nada antes de dar os primeiros passos no universo composto por bancas, livros, cadernos, professores, colegas, merendas, etc.

Tenho fragmentos fantasiosos de lembranças do tipo: catar latas na linha do trem a noite, plantar bananeira na calçada com meu avô sendo a plateia, ter medo do velho que vendia tapioca gritando "Êêêêêta a tapioca tá quente, tá quente, tá quente..."

Pois bem, nada muito real até 1986 quando ingressei nas Escolas Reunidas Irnero Ignácio.

No meu primeiro dia de aula, chorei feito menino queimado com gordura e, pra ver se eu parava de choro, Tia Dinda, minha primeira professora, me engabelou com um desenho de uma galinha com filhotes num terreno rural.
Mau sabia eu que aquele desenho cheiroso a álcool do mimeógrafo seria o primeiro de uma série que se estende até hoje.

Lembro bem de pintar a galinha de verde, os pintos de azul, o chão eu não colori. O céu pintei de amarelo e o sol também amarelei, mas ele tinha contorno que o definia bem.

Meus colegas me convidaram pra brincar de "comprador de melancias" (ô brincadeira besta véa danada, nam).

Como eu era novo na turma, tive o privilégio de ser o comprador. Um colega, Jonatas (brevemente escreverei sobre esse cidadão) foi o vendedor e os demais colegas deitaram no chão com a barriga pra cima.

Jonatas, começou a negociação:

-Olá, comprador! Gostaria de dar uma olhada nas minhas melancias?
-Ora! mas como não?! Claro... Por onde posso começar?!
-Fique à vontade!

Então comecei a dar um peteleco em cada barriga-melancia e tecer comentarios acerca de cada uma.

-Essa tá verde, essa tá boa, essa tá mais ou menos...

Quando cheguei à melancia chamada Constância, danei um peteleco e disse "Essa tá pôde"

Pra quê?!?!?!

Constância, com sua já volumosa melancia-barriga, se levatou chorosa e meteu um tabefe na minha cara!!!

Nunca mais brinquei disso!

7 comentários:

  1. que delicia é ler tuas histórias!. quase morro de rir com a melancia-barriga de constancia.
    Onde será que está constancia agora?

    ResponderExcluir
  2. Na minha escola tambem tinha um mimeografo que cheirava a alcool. A tinta era azul nera? E eu tenho uma foto nesse mesmo esquema tambem, olha! http://lh5.ggpht.com/_HfXKSV7w7uQ/TG2W-TM6mYI/AAAAAAAAJok/BOZzSNq-8no/s720/Eu%20escrevendo.jpg

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkk
    coitada da pobre meinina.
    tu soi um danado.

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe disse que ela já brincou dessa brincadeira tambem. Huahuhauahuha.

    ResponderExcluir